Portagens:  252 004 460

Qualidade, prevenção
e segurança

Compromisso

A Autoestrada do Algarve – Via do Infante, S.A., considera que a sua missão e a sua visão expressam os elementos centrais das suas atividades e da sua estratégia de atuação, aos quais se associam a garantia da qualidade dos seus serviços, a melhoria do seu desempenho ambiental e da segurança e saúde do trabalho. 

 

O fomento de uma cultura da qualidade, a prevenção e o controlo de impactes ambientais das autoestradas e a promoção da segurança e saúde dos nossos colaboradores, dos quais são apenas exemplos a realização de auditorias internas, a gestão de resíduos, a preservação do património natural, o controlo de ruído do tráfego ou a redução de riscos não toleráveis, são orientações determinantes desta política, na qual assumimos os seguintes princípios:

Conceber produtos e prestar serviços que satisfaçam as necessidades e expectativas dos nossos utentes
Respeitar as orientações e princípios estabelecidos por políticas dos nossos acionistas nos domínios da qualidade, ambiente e segurança
Cumprir a legislação aplicável, os requisitos contratuais estabelecidos com a entidade concedente e outros requisitos que a empresa subscreva
Prevenir e minimizar impactos ambientais negativos que possam resultar das nossas atividades

Qualidade

A confiança na qualidade do serviço prestado pela Via do Infante na A22, levou a Concessionária a submeter as suas práticas para a certificação de Qualidade ISO 9001:2000, a certificação de Meio Ambiente ISO 14001:2004 e certificação de Segurança e Saúde no Trabalho ISO 45001:2019, certificando todo o grupo de empresas através da entidade de certificação SGS. 

 

A Direção da Via do Infante, consciente do compromisso que assume com os seus utentes e com o meio ambiente, estabelece como objetivo implementar e manter um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Meio Ambiente para a implantação e exploração de concessões de infraestruturas de transporte. 

 

A Concessionária, sabe que este compromisso engloba não só a empresa como também os seus subcontratados. Com o objetivo de garantir a proteção do ambiente em todas as atividades desenvolvidas pelos subcontratados e a proteção dos trabalhadores subcontratados, os cadernos de encargos incluem questões ambientais e de segurança e saúde e foi desenvolvido o ‘Regulamento para subcontratado/fornecedor’.

 

Ambiente

Apenas através do empenho de todos é possível pensar num futuro comum. Desta forma, a Autoestrada do Algarve – Via do Infante, S.A., assume com orgulho a responsabilidade de cumprir a sua parte. O respeito pelo meio ambiente vê-se nas melhores práticas:


Promoção da eficiência energética:

  – Instalação de tecnologia LED nos Nós da Autoestrada;

  – Instalação de uma unidade de produção para autoconsumo solar fotovoltaica.


Monitorização dos impactos ambientais:

– Gestão de resíduos


A gestão dos resíduos é realizada conforme a legislação nacional em vigor. Assim, tudo o que é recolhido na via é encaminhado para um depósito próprio, enquanto aguardam pelo transporte, por empresa credenciada para o efeito, para os respetivos locais onde posteriormente serão tratados, reciclados ou armazenados.

 

O uso da água é realizado através de um consumo consciente dos nossos trabalhadores e as atividades operacionais são realizadas em cumprimento com a legislação em vigor, promovendo uma gestão responsável e sustentável deste recurso.

Na gestão da infraestrutura rodoviária, o ruído é um tema importante.
A cada 5 anos é revisto o Mapa Estratégico de Ruído e o respetivo Plano de Ação, que são aprovados pela Agência Portuguesa do Ambiente. Estes documentos abrangem a extensão total da autoestrada e respetivos acessos viários. São também efetuadas ações de monitorização de ruído.

Outro impacto importante e associado ao tráfego numa autoestrada é a emissão de gases.

A cada 5 anos são efetuadas monitorizações de qualidade do ar, que são posteriormente submetidos à Agência Portuguesa do Ambiente para análise e aprovação.

Consciente do impacto gerado pelo tráfego na Autoestrada, a Via do Infante através da monitorização de atropelamento de animais procura constantemente por meio da implementação de medidas, a proteção das espécies que habitam na zona envolvente e dos utentes que circulam na via.

Segurança e Saúde no Trabalho

Devido ao tipo de atividade desenvolvida na Concessionária, existem vários riscos e perigos que têm de ser acautelados de modo a evitar dano nos trabalhadores.

 

A Concessionária efetua um acompanhamento das condições de trabalho em todas as atividades desenvolvidas por ela, analisando possíveis situações de melhorias e a verificação do cumprimento da legislação aplicável.

 

E para a promoção da cultura de segurança, saúde e bem-estar entre todos os trabalhadores são realizadas várias atividades individuais ou coletivas. 

 

Social

A Via do Infante procura ser uma empresa socialmente responsável com a comunidade envolvente, desenvolvendo iniciativas no âmbito do Apoio Social promovendo a recolha de donativos junto dos trabalhadores da Concessionária, e ajudando essas mesmas comunidades.

Recursos Humanos

A Via do Infante acredita que o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus trabalhadores é a base do seu sucesso e que eles são os seus maiores ativos. Com isso, conforme a necessidade de cada um dos seus trabalhadores, anualmente são feitos investimentos em:

 

Formações de desenvolvimento individual e/ou coletivo de competências profissionais e pessoais

Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho

Realização de atividades de Team-Building

A Via do Infante dispõe de equipas especializadas 24 horas por dia, todos os dias.

Contactos

t: 289 401 300

f: 289 463 540

Sítio da Franqueada,
Apartado 1087,
8101-904 Loulé, Algarve

e: geral@viadoinfante.pt